31 maio 2011

Chita é chique!!!


Boa noite!
Estava em dúvida sobre o que postar hoje e decidi falar sobre a chita, tecido popular que cada vez mais está em evidência, virando sinonimo de muito bom gosto e elegância. 
E como sou uma pessoa elegantérrima, (kkkkk...) estou reformando alguns móveis de minha casa, mais precisamente do meu Home Office com este nobre tecido.
Mas, também, como sou uma pessoa muito culta vou colocar uma breve história do surgimento da chita e sua popularização: 

"Chita é um tecido de algodão com estampas de cores fortes, geralmente florais, e tramas simples. As estamparia é feita sobre o tecido conhecido como morim. Uma estampa característica de chita sobre outro suporte que não seja morim não é chita.
As características principais são: cores primárias e secundárias em massas chapadas que cobrem totalmente a trama, tons vivos, grafite delineando os desenhos, e a predominância de uma cor. As cores intensas servem, não só para embelezar o tecido, mas também para disfarçar suas irregularidades, como eventuais aberturas e imperfeições.
O nome chita vem do sânscrito chintz e surgiu na Índia medieval e conquistou europeus, antes de se popularizar no Brasil.
A chita veio para o Brasil com os europeus a partir de 1800. O tecido originário da Índia passou por várias melhorias até chegar ao que temos hoje. Quando a chita começou a ser produzida no Brasil barateou, e muito, tornando populares as peças confeccionadas com o material, transformando-o, assim, em um dos ícones da identidade nacional." (Fonte: Wikipédia)
Estou montando um home office bemmmm charmoso e a medida que for organizando vou postar aqui. 
Adoro reciclar e repaginar coisas usadas, então meu amado e lindo noivo me trouxe este gaveteiro que estava inutilizado no trabalho dele:


Comecei pelas gavetas, tirei os puxadores e essa parte branca, tipo laqueado, que não sei o nome, kkkkk




Lixei para remover a cola que tinha, passei cola branca, daquelas do rótulo azul que é mais consistente com um pincel, coloquei o tecido em cima, estiquei bem, e passei por cima uma mistura dessa mesma cola e água para impermeabilizar o trabalho e coloquei para secar, e as sobras tirar com um estilete.


Depois de secas, recoloquei os puxadores:




Vamos ao restante do gaveteiro, como nas gavetas tive que tirar o laqueado e lixar para tirar a cola de contato que tinha, e isso foi um trabalho para meu incrível noivinho!!!! kkkkk




Escolhi pintar o gaveteiro de tinta óleo branca.




Depois da tinta bem seca, fiz o mesmo processo das gavetas, no tampo do gaveteiro. Cola branca, tecido e mistura de cola com água.




Fica esbranquiçado assim só na hora, depois fica transparente. Podem ficam tranquilas.
Não esquecendo de cortar as sobras do tecido.



E por fim meu lindo gaveteiro finalizado, há para o meu 1º trabalho acho que ficou legal. O que vocês acharam?


Vou ficando por aqui, espero ter inspirado vocês também a reformar seus móveis e deixar sua cara de cara nova.
Fiquem com Deus!
Bjossss

5 comentários:

  1. Amei essa transformação que vc fez!!! É de incentivar mta gente a fazer o mesmo!! Vou arriscar! ^^

    ResponderExcluir
  2. Chegando até aqui atráves do blog da Fernanda Reali, vim conferir seu espaço e me encantei com suas criatividades, parabéns.

    Fica aqui o convite Fatima para conhecer o meu blog, será um prazer te ver Pelos Caminhos da Vida.

    Um bom fim de semana pra vc.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  3. Eita! Mal saí do blog de uma paraibana e cheguei aqui no de uma pernambucana como eu!
    Nossa! Que prazer imenso, viu?
    Ficou lindo o gaveteiro, mas sou suspeita prá falar, pois "Não sou Tarzan, mas adoro chita!" (Essa foi podre!) Mas é a pura verdade!
    Fátima, foi um prazer conhecer seu blog. Toma cuidado antes de andar prá trás sem olhas, vai pisar no meu pé! Tou te seguindo.
    Beijos cheios de ôxe, visse e de "Nã, mnna!"

    Isabela Vital

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog, já estou te seguindo. Quando puder da uma passadinha no meu taperacomclasse.blogspot
    Grande fds para ti, bjus!!!

    ResponderExcluir

Adoro saber o que você achou, então não esqueça de deixar sua opnião.
Bjinhosss