30 maio 2012

Decorando a sua sala e deixando com sua cara


A melhor parte de ter seu próprio cantinho é, com certeza, dar a sua cara a ele. Afinal, de que adianta ter uma casa nossa se ela nem parece nossa? E a sala é um dos ambientes que mais devem ficar do jeitinho que o dono quer, já que é por lá que nós recebemos as visitas e é onde os amigos e parentes podem se sentir, literalmente, na nossa casa. Além de tudo, por ser um dos maiores cômodos da casa, é um lugar onde dá para experimentar todos os tipos de decoração até achar o que tem mais a ver com sua personalidade, aproveitando muito as possibilidades de otimização dos espaços.

Mesmo que você não seja muito de receber visitas, a sala deve ser um dos seus ambientes de descanso, onde você lê, vê TV e faz outras atividades só suas. Por essas razões seus móveis para sala devem ser confortáveis não só para suas potenciais visitas, mas principalmente para você, que convive com a casa todos os dias e quer, mais do que ninguém, que ela tenha os traços da sua personalidade. Uma das principais dicas de decoração de casa, portanto, é escolher móveis que se sujem com menos frequência ou facilidade e acessórios que permitam maior entrada de luz natural e melhoria na ambientação, como as cortinas.

Quem preza pelo estilo minimalista tem mais chances de deixar a sala mais “clean” e confortável, mas se depara de vez em quando com a difícil arte de preencher um grande cômodo com poucos móveis e acessórios sem que ele pareça vazio. O mesmo desafio serve para quem gosta de tudo ao mesmo tempo no mesmo lugar, fazendo com que a sala fique lotada de móveis, acessórios de decoração e eletrônicos – vai ser difícil caber alguém lá dentro em meio a tanta coisa que, em sua maioria, pode ser só quinquilharia. Traçar qual é o seu gosto e estudar as tendências para ele antes de montar ou reformar sua casa é uma ótima opção para não acabar metendo os pés pelas mãos na hora de imprimir ao cômodo seu próprio estilo.

Se você gosta de voltar para casa e relaxar exclusivamente na sala depois de um longo dia de trabalho, a organização desse cômodo tem que estar sempre em dia. O mesmo vale para quem continua trabalhando quando chega em casa, e justamente na sala de estar. Ao invés de colocar computador e televisor junto em uma só cômoda, que tal escolher um belo rack TV, que vai fazer parte da decoração, e uma mesinha charmosa para computador e transformar a sala em um aconchegante home office? Essa é uma ótima opção para quem prefere fugir do óbvio e não investir em um suporte suspenso para a TV que pode colocar em risco a decoração do seu espaço.

Se você mora em apartamento, é mais importante ainda, em relação a casa ou sobrado, explorar ao máximo a luz natural da sua sala, uma vez que esse é um item muito raro para quem vive rodeado de prédios e outros apartamentos. Aposte em cortinas leves que possam deixar a luz entrar de maneira serena. Dependendo do tamanho da janela, a persiana também é uma opção a se considerar, visto que ela tem vários tipos de corta-luz e, feita de vários materiais diferentes, também acaba se tornando um item de decoração local.

O importante é, sempre, deixar do jeitinho que você quer – afinal, a sala é seu cantinho, e seu espaço deve ser bem tratado para que você tenha bons momentos de relaxamento. Dependendo do seu estilo, dá até para economizar bastante na montagem ou reforma dos móveis para sala, reaproveitar cômodas, quadros e cortinas para deixar o lugar sempre muito original. Tudo isso só para aproveitar cada momento, sozinha ou com os amigos, nesse que é um dos cômodos mais democráticos de toda a casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro saber o que você achou, então não esqueça de deixar sua opnião.
Bjinhosss